- Sobre o Cartão
- Obter o Cartão
- O que é preciso para ter o meu ISIC, ITIC ou IYTC
- Benefícios e Descontos
- App ISIC
Sobre o Cartão
O que é o cartão ISIC
O Cartão ISIC – International Student Identity Card – é a única prova internacionalmente reconhecida do estatuto de estudante.
É um cartão emitido em mais de 130 países, endossado pela UNESCO e apoiado por organizações como o Conselho da União Europeia para a Educação, Juventude, Cultura e Desporto e a Comunidade Andina das Nações. O cartão ISIC é reconhecido por universidades, instituições académicas, organizações de estudantes, governos nacionais e ministérios da educação em todo o mundo.
É um cartão acessível a todos os estudantes e dá acesso exclusivo a benefícios e descontos em todo mundo.
O cartão ISIC está disponível para todos os estudantes que estudem num estabelecimento de ensino (escola, faculdade ou universidade) reconhecido pelo Ministério da Educação e não tem limite de idade. Podes pedir o teu cartão ISIC online ou num dos escritórios emissores ISIC.
Cada cartão ISIC standard tem uma validade de 12 meses, a contar da data da emissão.
Se tens um cartão Caixa ISIC, ou seja um cartão ISIC com uma componente financeira desenvolvido em parceria com a Caixa Geral de Depósitos, e tens alguma questão relacionada com a componente financeira do teu cartão, nomeadamente o crédito, deverás contactar a Caixa Geral de Depósitos. Podes consultar o site www.cgd.pt , dirigir-te a uma agência da CGD ou entrar em contacto com o Apoio Caixa ISIC através do número 707 24 24 24 ou 217 900 790.
Posso usar o meu cartão ISIC como prova de identidade?
O cartão ISIC é uma prova do estatuto de estudante e pode ser utilizado como prova de identificação em diversos locais.
Contudo, alguns países podem exigir outros meios de identificação pelo que recomendamos que verifiques antecipadamente as regras de cada país.
E se eu não for estudante?
Se não fores estudante, mas tiveres menos de 31 anos o Cartão IYTC – International Youth Travel Card – é o cartão certo para ti.
Se for professor pode obter o Cartão ITIC – International Teacher Identity Card.
Os cartões IYTC e ITIC são semelhantes em serviços, benefícios e descontos ao cartão ISIC.
O que é o cartão IYTC
O International Youth Travel Card destina-se a todos os jovens com menos de 31 anos. O cartão IYTC tem benefícios, serviços e poupanças em todo o mundo, semelhantes aos do cartão ISIC. O cartão IYTC é uma ferramenta valiosa, especialmente para quem viaja.
O cartão IYTC é válido por um ano a contar da data de emissão. Para seres elegível para o cartão IYTC deves pedi-lo antes do teu 31.º aniversário. Podes pedir o teu cartão IYTC online.
O que é o cartão ITIC
O Cartão Internacional de Professor está disponível para todos os professores que lecionem num estabelecimento de ensino (escola, faculdade ou universidade) reconhecido pelo Ministério da Educação. É o único documento que reconhece internacionalmente o estatuto de professor. O cartão ITIC dá acesso a benefícios, serviços e poupanças, em todo o mundo, semelhantes aos do cartão ISIC.
O cartão ITIC standard tem uma validade de 12 meses, a contar da data de emissão. O cartão ITIC pode ser pedido online ou num dos escritórios emissores ITIC.
Se tem um cartão Caixa ITIC, ou seja um cartão ITIC com uma componente financeira desenvolvido em parceria com a Caixa Geral de Depósitos, e tem alguma questão relacionada com a componente financeira do seu cartão, nomeadamente o crédito, deve contactar a Caixa Geral de Depósitos. Pode consultar o site www.cgd.pt , dirigir-se a uma agência da CGD ou entrar em contacto com o Apoio Caixa ITIC através do número 707 24 24 24 ou 217 900 790.
Quanto custa o cartão ISIC, ITIC e IYTC?
O custo do cartão varia de acordo com o país em que é emitido.
Em Portugal, os cartões ISIC, ITIC e IYTC têm um custo de 10 Euros, acrescido de eventuais portes de envio.
O que é a ISIC Association?
A ISIC Association é a organização sem fins lucrativos que representa os cartões ISIC, ITIC e IYTC em todo o mundo. Para obteres mais informações sobre a ISIC Association, por favor consulta o site www.isicassociation.org.
O ISIC Portugal é um dos membros da ISIC Association.
Obter o Cartão
Como posso obter o meu cartão ISIC, ITIC ou IYTC?
Podes comprar o teu cartão ISIC, ITIC ou IYTC online neste site em “Fazer cartão” ou podes dirigir-te a um dos escritórios emissores.
No meu País não se emite cartão ISIC, ITIC e IYTC, como posso fazer?
Se não existem escritórios emissores no teu país, podes comprar um cartão ISIC, ITIC ou IYTC noutro país, quando fores viajar.
Assegura-te que tens contigo todos os documentos necessários.
Trabalhamos constantemente para assegurar o acesso ao cartão ISIC, ITIC e IYTC no maior número possível de países.
Mantém-te atento a novos desenvolvimentos.
Posso renovar o meu cartão ISIC, ITIC e IYTC?
Se a validade do teu cartão chegou ao fim, deves fazer um novo pedido de cartão através do site isic.pt ou num escritório emissor.
Se queres um novo cartão ISIC deves comprovar que continuas a estudar, apresentando um documento que indique claramente o teu nome, o nome do estabelecimento de ensino e o ano letivo em vigor.
Para obter um novo cartão ITIC deve comprovar que continua a lecionar, apresentando um documento que indique claramente o seu nome, o nome do estabelecimento de ensino e o ano letivo em vigor.
Se queres um novo cartão IYTC tens que comprovar que tens menos de 31 anos.
Caso tenhas um cartão Caixa ISIC ou um cartão Caixa ITIC, ou seja, um cartão ISIC ou ITIC com componente bancária da Caixa Geral de Depósitos, deves entrar em contacto com o teu banco. Podes dirigir-te a uma agência da CGD ou entrar em contacto com o Apoio Caixa ISIC através do número 707 24 24 24 ou 217 900 790.
Para qualquer dúvida envia um email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..
Perdi o meu cartão ISIC, ITIC ou IYTC, como devo fazer?
Os cartões ISIC, ITIC e IYTC não são reembolsáveis nem transmissíveis.
Poderás utilizar o cartão ISIC, ITIC ou IYTC na Aplicação móvel ISIC, utilizando o cartão virtual, ou terás que obter um novo cartão online ou num dos escritórios emissores.
Pedi o meu cartão ISIC, ITIC ou IYTC online, quais são os próximos passos?
Ao pedires o teu cartão ISIC em www.isic.pt tens que fornecer uma prova de que és estudante, um comprovativo da tua data de nascimento (Bilhete de Identidade, Cartão de Cidadão ou Passaporte), uma fotografia e efetuar o pagamento.
Ao pedir o seu cartão ITIC em www.isic.pt tem que fornecer uma prova de que é professor, um comprovativo da sua data de nascimento (Bilhete de Identidade, Cartão de Cidadão ou Passaporte), uma fotografia e efetuar o pagamento.
Ao pedires o teu cartão IYTC em www.isic.pt tens que fornecer um comprovativo da tua data de nascimento (Bilhete de Identidade, Cartão de Cidadão ou Passaporte), uma fotografia e efetuar o pagamento.
Se não forneceste estes dados durante o processo inicial de registo podes ir a O Meu Cartão para atualizares os teus dados e verificares o processo de emissão do teu cartão ISIC, ITIC ou IYTC.
Se tiveres alguma dúvida podes enviar um e-mail para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
O que é preciso para ter o meu ISIC, ITIC ou IYTC
Que documentos preciso para pedir um cartão ISIC?
O cartão ISIC está disponível apenas para estudantes matriculados num estabelecimento de ensino reconhecido pelo Ministério da Educação, pelo que tens que comprovar que estás presentemente a estudar.
Quando pedires o teu cartão tens que fornecer um dos seguintes documentos:
- uma cópia do teu cartão de estudante que indique claramente o teu nome, o estabelecimento de ensino e o ano letivo;
- uma declaração assinada e datada do estabelecimento de ensino que ateste que és estudante naquela instituição.
Vais também precisar de:
- um comprovativo da tua data de nascimento (Bilhete de Identidade, Cartão de Cidadão ou Passaporte);
- uma fotografia tipo passe.
Que documentos preciso para pedir um cartão ITIC?
O cartão ITIC – International Teacher Identity Card – está disponível apenas para professores no ativo, lecionando num estabelecimento de ensino reconhecido pelo Ministério da Educação.
Para comprovar o seu estatuto de professor deve apresentar uma declaração assinada e datada do estabelecimento de ensino. Vai também precisar de:
- um comprovativo da sua data de nascimento (Bilhete de Identidade, Cartão de Cidadão ou Passaporte);
- uma fotografia tipo passe.
Que documentos preciso para pedir um cartão IYTC?
O cartão IYTC – International Youth Travel Card – é válido para pessoas até aos 30 anos (inclusive).
Para obteres o teu IYTC tens que comprovar a tua idade com um dos seguintes documentos:
- Bilhete de Identidade, Cartão de Cidadão ou Passaporte.
Vais também precisar de uma fotografia tipo passe.
O que é um estudante?
Para seres considerado estudante tens que ter pelo menos 15 horas de estudo por semana, durante um período mínimo de 12 semanas por ano, num estabelecimento de ensino (escola, faculdade ou universidade) reconhecido pelo Ministério da Educação.
Benefícios e Descontos
Como posso encontrar benefícios e descontos?
Para encontrares benefícios e descontos em todo o mundo utiliza o motor de busca de descontos internacionais em www.isic.org.
Se quiseres podes também procurar benefícios e descontos em www.isic.pt
Neste site podes ainda sugerir benefícios e descontos que gostarias de ter com o teu cartão ISIC, ITIC ou IYTC.
Podes também instalar a Aplicação móvel ISIC que é gratuita e está disponível para dispositivos iOS e Android. Utiliza-a para procurares benefícios e descontos quando estiveres em movimento.
Ajusta as configurações de pesquisa clicando em 'Refine Results' para obteres informações de desconto por categoria, tipo de cartão e o tipo de desconto. Tem em atenção que alguns benefícios e descontos podem ter algumas restrições como só poderem ser usados online. Para pesquisares apenas benefícios e descontos online, seleciona na lista o tipo de desconto 'online'.
O teu cartão ISIC, ITIC ou IYTC oferece-te uma grande variedade de benefícios e descontos em viagens, entretenimento, educação, software e muito mais. Os benefícios e descontos variam em todo o mundo. Para tornares mais significativa a tua poupança no teu país ou quando viajares para o estrangeiro, certifica-te que o teu cartão ISIC, ITIC ou IYTC vai contigo para todo o lado!
Posso pesquisar facilmente descontos no meu smartphone ou tablet?
Tanto o site isic.pt como o site www.isic.org são sites responsivos, ou seja, podes facilmente consultá-los através do teu smartphone ou tablet.
Também podes fazer o download grátis da Aplicação móvel ISIC disponível para iOS e Android para pesquisares benefícios e descontos.
Os meus amigos e familiares podem beneficiar dos descontos do meu cartão ISIC, ITIC ou IYTC?
Em geral, os descontos e benefícios do ISIC, ITIC ou IYTC são apenas para o seu titular. Podem existir exceções e parceiros que indiquem claramente que o desconto é aplicável a acompanhantes.
Mas os teus amigos e familiares podem ser elegíveis para o seu próprio cartão ISIC, ITIC ou IYTC.
Comprei o meu cartão ISIC, ITIC ou IYTC, tenho que o ativar?
Não, por norma o teu cartão ISIC, ITIC ou IYTC está ativo assim que é emitido.
No entanto, podes verificar o status do teu cartão ISIC, ITIC ou IYTC aqui, para saberes se precisas de o ativar. Digita o número do teu cartão na caixa 'Check your card' e clica em 'Check Card Status'.
O número do teu cartão ISIC, ITIC ou IYTC é composto por uma letra seguida de uma série de 12 números e mais uma letra no final.
Se o teu cartão não estiver ativo, vai até à Página de Ativação de Cartão para o ativares online. Tem atenção que, se tiveres um cartão ISIC, ITIC ou IYTC que também funciona como um cartão de pagamento (crédito, débito ou cartão pré-pago), por razões de segurança tapa sempre o número de cartão de pagamento e o código CVV quando fizeres o upload de imagens da frente e do verso do teu cartão. Podes usar um pequeno pedaço de papel para cobrir essas informações antes de digitalizares ou tirares fotos do teu cartão. Como alternativa, podes editar a digitalização ou foto do teu cartão para cobrir essas informações.
As ativações do cartão demoram até 2 dias úteis para verificar e processar. Irás receber uma notificação por email assim que a ativação do teu cartão for concluída. Quando o teu cartão estiver ativo poderás aceder facilmente a todos os benefícios e descontos online que o teu cartão te dá.
Se o que pretendes é ativar a componente bancária do teu cartão deves contactar o teu banco.
Se tens um Caixa ISIC ou um Caixa ITIC podes ligar para 707 24 24 24 ou 217 900 790.
Recusaram-me um benefício ou desconto, o que faço?
Levamos muito a sério a recusa de benefícios ou descontos.
Para podermos averiguar e analisar a situação pedimos que nos envies uma explicação o mais completa e detalhadamente possível do ocorrido para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
O que acontece se o meu cartão ISIC, ITIC e IYTC virtual não for aceite num estabelecimento?
Alguns estabelecimentos têm políticas específicas em vigor e fica a seu critério aceitarem ou não o cartão ISIC, ITIC ou IYTC virtual. No entanto, estamos continuamente a trabalhar para que o cartão ISIC, ITIC e IYTC virtual seja reconhecido e aceite a nível mundial e faremos o nosso melhor para te informar, na descrição de cada benefício, se o cartão virtual não for aceite. Contudo, pedimos-te que nos informes caso tenhas problemas com a aceitação do cartão virtual. Envia um email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. para que possamos entrar em contacto com o estabelecimento e arranjar uma solução ou, se necessário, atualizar as informações do desconto.
Se viajares para o estrangeiro, recomendamos que leves o teu cartão físico uma vez que o reconhecimento e aceitação do cartão virtual pode não ser totalmente garantida. Alguns benefícios locais, pelas suas características, como por exemplo o processo de validação dos cartões ISIC, ITIC e IYTC podem necessitar ainda da versão física dos mesmos.
O meu cartão ISIC, ITIC e IYTC não me permite aceder a benefícios e descontos online, e agora?
Se estás com dificuldades de acesso a benefícios e descontos online, por favor verifica se o teu cartão ISIC, ITIC ou IYTC está ativo. Podes verificar o status do teu cartão aqui. Digita o número do cartão na caixa 'Check your card' e clica em 'Check Card Status'.
Se o teu cartão ISIC, ITIC ou IYTC não estiver ativo, vai até à Página de Ativação de Cartão para o ativares online. As ativações do cartão podem demorar até 2 dias úteis para verificar e processar, irás receber uma notificação por email assim que a ativação do teu cartão for concluída.
Se o teu cartão está ativo mas ainda estás com dificuldades de acesso a benefícios e descontos online, envia um email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. com uma digitalização ou foto da frente e verso do teu cartão ISIC, ITIC ou IYTC para que possamos verificar a situação.
App ISIC
Porque não consigo registar-me na App ISIC?
Pode haver várias razões para não te conseguires registar:
- A sede do ISIC pode ainda não ter recebido os dados do teu cartão ISIC, ITIC ou IYTC e, por essa razão, o teu cartão ainda não está disponível para uso online;
- O teu número ISIC, ITIC ou IYTC pode ter sido inserido incorretamente;
- O teu nome pode não ter sido inserido conforme o nome que está no cartão.
O que podes fazer:
- Verifica se o teu cartão está ativo clicando aqui;
- Verifica se inseriste os dados certos;
- Se continuares a ter problemas, por favor contacta através do seguinte email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Porque não recebi o email de ativação do registo?
Pode haver várias razões para não teres recebido o email de ativação:
- O teu email foi inserido incorretamente quando te registaste na App ISIC;
- O email automático de ativação foi apanhado pelo teu filtro de spam;
- O teu servidor de email pode ter bloqueado o email automático.
O que podes fazer:
- Verifica a tua pasta de spam ou lixo eletrónico e pesquisa um email de Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.;
- Adiciona Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. aos teus contatos de email ou lista de remetentes autorizados;
- se continuares a ter problemas, por favor contacta através do seguinte email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..
Não consigo fazer login na App ISIC, o que posso fazer?
Pode haver várias razões para não conseguires fazer login na App ISIC:
- Inseriste os dados de login incorretamente;
- Há um problema com a tua conta;
- Estás a utilizar um perfil ISIC inválido.
O que podes fazer:
- Certifica-te que criaste uma conta na App ISIC (vê as instruções de registo na App ISIC). Perfis antigos podem não funcionar*;
- se continuares a ter problemas, por favor contacta através do seguinte email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..
*Há sites ISIC de outros países que podem ter pedido para criares uma conta no passado. O perfil da App ISIC não está relacionado com essa conta e é necessário fazer um novo registo.
Não sei o pin/ password para aceder ao meu cartão virtual.
O pin e impressão digital para acederes ao teu cartão virtual não é algo definido por ti para esta aplicação. Isso é automaticamente sincronizado com o pin e impressão digital registado para desbloqueares o teu telefone. Neste sentido, ao usares o teu pin e impressão digital, deves aceder sem problemas ao teu cartão virtual.
No caso de teres definido uma password para protegeres o teu cartão virtual, essa password é a mesma que definiste para te ligares à tua conta ISIC.
Caso continues sem conseguir aceder ao teu cartão virtual, contacta-nos através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..
Posso carregar ou alterar a minha foto na app ISIC?
Quando não temos uma foto tua no nosso arquivo, podes carregar uma foto para o teu cartão virtual através da App ISIC.
Através do menu, vai até ao teu perfil e faz o upload de uma imagem para usares no cartão virtual. Certifica-te que carregas uma fotografia tipo passe com o teu rosto de frente.
É possível alterares a tua fotografia na app ISIC mas primeiro tem que ser removida a existente. Para isto envia o teu número de cartão ISIC, ITIC ou IYTC para o email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., justificando o pedido de remoção da fotografia. Depois de removermos a tua foto, podes carregar uma nova para o teu cartão virtual.
A fotografia só pode ser removida pelo ISIC Association se a fotografia carregada não corresponder à tua imagem ou não for uma foto de rosto que preencha os requisitos de fotografia para um documento de identificação.
Como atualizo o meu cartão virtual ISIC, ITIC ou IYTC?
A função de atualização do cartão só é visível para utilizadores registados, com um cartão que expira em 30 dias.
Assim que renovas o teu cartão, usa esta função na app ISIC para atualizares a tua conta com o teu novo número de cartão ISIC, ITIC ou IYTC. Desta forma, a tua conta existente continuará disponível e não precisarás de te registar novamente!
Como encontrar a função de atualização de cartão:
- Clica no botão das três riscas no canto superior esquerdo;
- Clica em Profile;
- Por cima da tua foto de perfil irás visualizar a função de atualização do teu cartão.
Depois de clicares na função de atualização de cartão, preenche o campo com o teu novo número de cartão ISIC, ITIC ou IYTC e está feito! O teu cartão virtual está atualizado com o teu novo número.
Se tiveres problemas ou dúvidas a atualizar o teu cartão ISIC, ITIC ou IYTC, contacta-nos através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
A minha app ISIC tem o idioma errado, o que posso fazer?
O idioma que a aplicação seleciona é baseado nas definições do teu telefone. A aplicação tem em conta a tua lista de prioridades e seleciona a opção que estiver em primeiro lugar e na qual a app ISIC está disponível.
Isso pode ser resolvido seguindo estas etapas:
Apple:
- Vai às definições do teu telemóvel – Geral - Idioma e Região;
- No ecrã de Idioma e Região, clica em Editar no canto superior direito;
- Na Ordem Preferida de Idiomas verifica se o idioma em que queres ver a app ISIC está no topo da lista;
- Clica em OK e reinicia a app ISIC.
Android:
- Vai às definições do teu telefone – Dispositivo – Idioma e Texto;
- No ecrã de Idioma e Texto, clica em Idioma;
- Na Ordem Preferida de Idiomas verifica se o idioma em que queres ver a app ISIC está no topo da lista;
- Clica em OK e reinicia a app ISIC.
Se continuares com problemas ou tiveres dúvidas, contacta-nos através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Que dispositivos são compatíveis com a App ISIC?
Atualmente a App ISIC é suportada por:
- Smartphones Android
Android OS 4.4 e superior
- iPhones
IOS 8.0 e superior
Se não tens estes requisitos, por favor visita o site https://m.isic.org
Se não respondemos a todas as tuas questões por favor envia-nos um e-mail para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.