O cartão ISIC é reconhecido internacionalmente como um comprovativo oficial e credível do estatuto de estudante. Ao longo dos anos, tem recebido o reconhecimento e apoio de diversas instituições e governos de referência a nível mundial.
O crescimento e relevância do ISIC devem-se também à colaboração com estas organizações, permitindo à ISIC Association desenvolver novas oportunidades de cooperação e continuar a apoiar estudantes em todo o mundo.
Os nossos parceiros estratégicos
Reconhecimento da UNESCO
Desde os primeiros anos do ISIC, a UNESCO esteve envolvida no projeto, culminando no reconhecimento oficial do cartão ISIC em 1968 como o único comprovativo internacionalmente aceite do estatuto de estudante. A UNESCO reconheceu também o ISIC como uma ferramenta única de promoção do intercâmbio cultural e da compreensão internacional.
Em 1993, a ISIC Association e a UNESCO assinaram um novo Memorando de Entendimento (MOU), permitindo a inclusão do logótipo da UNESCO no cartão ISIC. Ao longo dos anos, ambas as entidades colaboraram em diversas iniciativas, incluindo acesso preferencial a locais classificados como Património Mundial e campanhas conjuntas de promoção da interculturalidade.
Reconhecimento como membro afiliado da UNWTO
Apoiada pela Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas (UNWTO), a ISIC Association foi aceite como Membro Afiliado da UNWTO em agosto de 2013.
Esta filiação reforça o perfil oficial do cartão ISIC e a sua distinção no setor do turismo e das viagens.
Outros reconhecimentos globais
- Em 2012, foi assinado um Memorando de Entendimento com a AIESEC, a maior organização estudantil do mundo, com o objetivo de proporcionar mais oportunidades e experiências internacionais para estudantes. Esta parceria global levou também ao desenvolvimento de acordos locais de cooperação entre o ISIC e comités da AIESEC em vários países, incluindo Brasil, Hungria, Índia, Indonésia, Líbano, Malásia, Moldávia, Paquistão e Estados Unidos, tendo o ISIC sido integrado como cartão de membro da AIESEC em alguns destes mercados.
- No mesmo ano, a ISIC Association foi aceite como membro afiliado da International Association of Universities (IAU), permitindo a colaboração com mais de 630 universidades reconhecidas internacionalmente.
- Em 2013, foi renovado o Memorando de Entendimento com a Hostelling International, permitindo aos titulares do cartão ISIC acesso a mais de 3.700 hostels em todo o mundo, bem como a descontos adicionais dentro da rede HI.
- A ISIC Association tornou-se também membro afiliado da European University Association (EUA), organização que representa mais de 850 universidades e conferências de reitores em 49 países europeus, desempenhando um papel importante no Processo de Bolonha e nas políticas europeias de ensino superior, investigação e inovação.
- A adesão à European Campus Card Association (ECCA) reforça o objetivo da ISIC Association de se afirmar como referência na mobilidade estudantil, identificação estudantil e digitalização do ensino, aproximando-se de instituições de ensino superior e fornecedores de cartões universitários na Europa.
- Em 2026, por recomendação do Comité das Organizações não-Governamentais, o Conselho Económico e Social das Nações Unidas (ECOSOC) concedeu o estatuto consultivo especial à ISIC Association.